Portuguese
Caramuru Alimentos
Equacionar a entrega de um ambiente de servidores com alta disponibilidade, escalabilidade e performance era a questão da Caramuru Alimentos quando começou a estudar novas soluções para atender o alto índice de processamento de dados diariamente. Principal empresa de capital nacional no processamento de soja, milho, girassol e canola, a indústria optou pela virtualização de todos os seus servidores com a VMware. Uma de suas necessidades era que a plataforma fosse capaz de suportar as soluções da SAP, a fim de obter ferramentas completas no ambiente de TI.
“Virtualização foi tão positiva para nós que, a partir de agora, tudo o que pensamos em inovação, já projetamos no mundo virtualizado.”
Freeddom
Freeddom adota VMware Zimbra como única ferramenta de colaboração. Ferramenta de colaboração de código aberto proporciona economia de 43% em relação à solução proprietária, além de posibilitar desenvolvimento de aplicação de marketing para mobile payment.
“Todas as nossas necessidades de mobilidade passaram a ser bem atendidas quando adotamos o Zimbra e trouxemos a ferramenta de e-mail para dentro de casa. Entre outras vantagens, o custo se mostrou muito vantajoso em relação à solução anterior, é muito simples de operar e ganhamos um serviço de suporte superior”.
Grupo Lwart
O Grupo Lwart – um dos maiores grupos do país destinados à indústria química, de lubrificantes e celulose – concluiu o processo de virtualização de servidores e instalação do site de espelhamento no datacenter que suporta suas aplicações. As soluções escolhidas foram VMware vSphere, VMware vCenter Server e VMware vCenter Site Recovery Manager.
“Quando há necessidade de fazer alguma manutenção, não derrubamos a rede, apenas migramos o servidor”.
Grupo Plaenge
Grupo Plaenge virtualiza datacenter e desktops. Após centralizar e virtualizar a operação do ambiente de datacenter, a maior construtora do Sul do Brasil torna virtuais também seus desktops, que rodam até aplicações CAD em campo. O principal objetivo é aumentar o desempenho e a produtividade de usuários locais e remotos. A facilidade em recuperação do ambiente em casos de desastres é outro grande benefício apontado pelo usuário.
“A escolha do VMware View e máquinas thin client atendeu plenamente nossa necessidade de acesso às informações e aos desktops de cada usuário, mesmo que eles estejam trabalhando nos canteiros de obras.”
Irmãos Fischer
A indústria necessitava otimizar a ocupação de espaço no data center, diminuir o consumo de energia, centralizar o ambiente de TI. Por isso, optou por configuração de servidores em lâminas Blade. Anteriormente, tinha seus sistemas administrativos, de aplicações e de ERP e BI distribuídos em seis servidores. Com a virtualização, todos os ambientes foram centralizados e os recursos, compartilhados. A virtualização proporcionou à Irmãos Fischer a redução de gastos de consumo de energia, otimizou o uso do espaço físico, melhorou a infraestrutura e permitiu a capacidade de expandir plataformas de TI.
“Acreditamos ter feito a escolha certa, pois a VMware não é líder por acaso. As soluções são bastante sólidas e seguras e atenderam nossas necessidades com eficiência.”
Plásticos Herc
A virtualização da infraestrutura de servidores na Plásticos Herc começou em 2009, para que o departamento de TI acompanhasse o ritmo de crescimento dos negócios. Foram virtualizados 30 servidores em duas lâminas Blade. A integração do ambiente de virtualização, storage, redes LAN e WAN e servidores foi um sucesso. Adotou VDI para 80 desktops e, agora, a indústria conta também com alta disponibilidade e facilidade de recuperação porque adotou o VMware Data Recovery.
“A VMware nos ajudou a escolher a melhor solução para thin clients com suporte total a som e vídeo, além de termos oferecido aos funcionários a opção de compra de um periférico padrão USB para leitura de CDs.”
Sebrae-MG (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Minas Gerais)
O Sebrae-MG, por meio de processo licitatório, implantou soluções de virtualização VMware em seu ambiente de servidores.
“Já trabalhei com VMware em outras empresas por onde passei, e trouxe essa tecnologia para o SEBRAE-MG. Sempre fui um dos maiores interessados em alçar um projeto que englobasse toda infra de servidores porque sei dos benefícios obtidos pela virtualização. Iniciei a utilização de VMware no SEBRAE em ambientes de homologação e, com o passar do tempo, vi que era necessário um projeto grande. Com isso, convidamos a IT-One para desenvolver um projeto em conjunto, enfim, uma solução robusta. Atualmente, temos 40 servidores virtualizados”
Serasa Experian
Serasa Experian, líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas, acaba de concluir o processo de reformulação da infraestrutura de TI virtualizada do seu CPD, responsável pelo processamento de mais de 4 milhões de consultas de crédito por dia. Entre os objetivos da atualização tecnológica está garantir a agilidade dos serviços oferecidos aos clientes.
“A consolidação do ambiente do CPD era necessária, mas os moldes convencionais de arquitetura de TI não se mostravam eficazes para isso. A virtualização foi a melhor alternativa por conta da otimização do uso dos servidores”
Unimed Juiz de Fora
A Unimed Juiz de Fora optou por uma política de green IT para resolver problemas como obsolescência de hardware e software, carência de espaço físico para aumentar base de hardware e upgrade do sistema de refrigeração do ambiente de seu datacenter. O aumento da base de clientes e a forte demanda por processamento e armazenamento de dados levou o departamento de TI a planejar, há três anos, uma solução de cloud computing. Hoje, a cooperativa tem 52 servidores virtuais, que processam todos os dados e auxiliam a troca de informações.
“Virtualização é uma forte tendência que não tem volta para qualquer porte de empresa e qualquer sistema operacional”.
Univen Petróleo
A Univen Petróleo, uma das mais novas refinarias privadas nacionais de derivados de petróleo, tomou uma iniciativa pioneira no país ao projetar a virtualização de toda sua infraestrutura de TI, além do banco de dados Oracle e dos quatro ambientes da plataforma SAP – produção, desenvolvimento, qualidade e solution manager./Univen Petróleo.
“No nosso caso, que podemos enquadrar em SMB, tenho 95% de desempenho e velocidade no SAP virtual, com total garantia de segurança. Não há porque não virtualizar”
Vagas Technologia
A média de 7 milhões de visitantes únicos por mês, que acessam a solução de e-recruitment VAGAS e-partner e o site de carreira VAGAS.com.br, necessitava de mais rapidez na resposta do site. Para diminuir o tempo do acesso on line à sua base de dados, a VAGAS optou pela virtualização dos servidores de seu datacenter com o software VMware vSphere 4.1 Enterprise. O processo começou em fevereiro de 2011 e envolve toda a infraestrutura de TI da empresa.
“A VAGAS precisava de mais agilidade no acesso ao software. Já trabalhávamos com virtualização, mas buscávamos a melhor tecnologia disponível no mercado. A VMware foi escolhida por ter altíssima disponibilidade e conceder mais mobilidade”
Viação Garcia
Largest carrier of passengers and cargo from southern Brazil, Viação Garcia centralizes all data center operation at its headquarters, in Londrina (PR), to manage IT of 23 branches and 250 passages agencies in five states. Then the project progress to VDI and the TI manager plans to migrate to Zimbra collaboration platform.
“Estávamos com problemas para acomodar os servidores no espaço físico disponível. Precisávamos fazer alguma coisa nova, que alterasse aquele ambiente. Eu já tinha escutado falar de virtualização e procurei estudar como trabalhar com VMware. Hoje temos 10 servidores físicos que suportam 75 servidores virtuais e adotamos também o VMware View para desktops.”
Case Study (PDF) Portuguese











